logo RCN
NOTÍCIAS

Satélite mostra fumaça e destruição do incêndio florestal nos Campos do Quiriri

  • - Imagem gerada pelo satélite Sentinel-2 no dia 13 de julho mostra fumaça provocada pelo incêndio

A fumaça causada pelo incêndio florestal que atingiu o Norte de Santa Catarina na terça-feira, 13, pôde ser captada por satélite. Kléber Trabaquini, pesquisador da Epagri/Ciram e doutor em sensoriamento remoto, mostra que as imagens de satélite podem ser utilizadas para mensurar a área afetada pelo fogo.

O incêndio atingiu a vegetação dos Campos do Quiriri, que abrange os municípios de Joinville, Garuva e Campo Alegre. Na manhã da quarta-feira o fogo foi controlado por bombeiros militares e comunitários, mas já havia deixado um rastro de destruição, conforme mostram as imagens.

Kleber explica que as imagens tratadas por ele foram captadas pelo Sentinel-2, um satélite europeu de observação da terra. O Ciram é unidade de pesquisa da Epagri especializada em monitoramento ambiental e vem trabalhando com imagens de satélite para mapear com precisão áreas de cultivo de arroz e maçã em Santa Catarina. Uva e cebola estão na lista das cadeias produtivas a serem mapeadas por sensoriamento remoto pela Epagri/Ciram.


Na esquerda uma imagem de satélite do dia 8 de julho e à direita uma imagem do dia 13 de julho, com a cicatriz de queimada

Secretaria da Saúde cancela agendamentos fora do público prioritário estabelecido Anterior

Secretaria da Saúde cancela agendamentos fora do público prioritário estabelecido

Adriano Silva recebe visita do prefeito de Florianópolis Próximo

Adriano Silva recebe visita do prefeito de Florianópolis

Deixe seu comentário